Pé na Cova !!!!
Diversos seres como bactérias, fungos e helmintos (vermes) são capazes de colonizar nossos pés e causar problemas, desde irritação e coceira passando por mau cheiro e feridas. Conheça alguns e o modo de protejer seus pés contra os invasores:
Pé de atleta
Fungos dermatófitos (Epidermophyton spp, Microsporum spp e Trycophyton spp) que são capazes de degradar queratina e acometer a pele e unhas. Geralmente vivem no solo em locais úmidos e quentes. São eles responsáveis em causar frieira.
Bicho Geográfico
Parasitas como o Ancylostoma brasiliense e A. caninum são parasitas naturais de cães e gatos, n entanto o homem pode acdentalmente contrair infecções. Os ovos desses vermes são despejados no ambiente através das fezes desses animas domésticos, e quando em contato com o solo se desenvolvem em larvas capazes de perfurar a camada mais superficial da pele de qualquer pessoa desprotegida. A pós a infecção o parasito deixa um rastro que causa coceira.
Chulé
O chulé (tecnicamente chamado de bromidose) é resultado da liberação dos gases emitidos por várias bactérias que colonizam nossa pele. Lá elas se alimentam de gordura (conhecido como sebo), suor e restos de pele liberados, e como consequencia, liberam microgases como o ácido 3 metil 2 hexenóico, ácido isovalérico e metanotiol. O ambiente escuro e fechado quando usamos sapatos e algumas vezes umidos, são ótimos para a proliferação destes micrroganismos.
Micose de Unha
É uma infecção causada por fungos chamados genericamente de Tineas ugium. As lesões apresentam, desde simples uma manchas esbranquiçadas até aumento de volume da unha. Alicates e tesouras mal esterilizado podem ser fontes de infecção.
Previna-se!
Portanto, se você se preocupa com a saúde do seu pé evite andar descaço ou de sandalhas que expoem o pé a umidade e sugeira, use meias de algodão e dê preferência ao talco.
Se você tem o costume de fazer as unhas no salão de beleza, cuidado: tesouras e alicates mal higienizados podem levar à infecção. Preocupe-se em usar seus próprios utensílios.
Para saber mais:
ABC da Saúde
Revista Mundo Estranho
0 comentários:
Postar um comentário